• Brasil
  • Ingles
  • Alemanha
  • França

Taxa Selic 2021: o que ela influencia na hora da compra de imóveis?

02/03/2021min de leitura

Segundo informações da InfoMoney, mais de 99% da população não sabe o que os juros significam, nem entende o que seria, de fato, uma taxa de juros. Esses números são preocupantes, pois a economia é uma parte importante da vida de todos os brasileiros.

Desde a simples compra de um quilo de arroz até a aquisição de imóveis, as taxas de juros apresentam influencia direta em todos esses casos e os últimos anos comprovam! Afinal, houve diversas mudanças na economia como forma de adequação, e, a partir delas, um termo se tornou grande conhecido do brasileiro: a Taxa Selic.

Esta foi uma das taxas que mais sofreram mutações, o que impactou diretamente no poder de compra do brasileiro, mas, você sabe por que? 

Em nosso artigo você vai conferir a razão e mais:

O que é a Taxa Selic?

Como a Taxa Selic 2021 foi definida?

De que forma a Taxa Selic influencia na compra de imóvel?

Por que realizar a compra de imóvel agora?

Se você deseja saber a resposta dessas perguntas a fim de entender melhor o que é e como a Taxa Selic 2021 influencia no seu poder de compra, continue a leitura por nosso artigo!

O que é a Taxa Selic?
A Taxa Selic é a taxa básica de juros do país. É a responsável por basear todas as taxas cobradas pelas instituições financeiras no Brasil. Ela é utilizada em empréstimos e aplicações, como títulos públicos e poupança.

A Selic é a principal responsável pelo controle da inflação no país, a depender do seu aumento ou diminuição, como você verá mais adiante.

Como a Taxa Selic 2021 foi definida?
A Selic é definida através do COPOM ou Comitê de Política Monetária. Este comitê se reúne 8 vezes por ano, por 2 dias seguidos, com a finalidade de definir o que será feito com a economia. Esta decisão pode ser revogada ou mantida de acordo com os passos econômicos do país.

No geral, o aumento da Taxa Selic serve para frear a inflação por intermédio da desaceleração da economia. Já a sua queda é uma forma do COPOM criar um estímulo ao consumo, porém, aumentando a inflação quando ela está abaixo do esperado.

Em 2020, a queda da Selic foi vertiginosa, passando de 4,5% para 2% e isso apresentou mudanças positivas para muitos segmentos, como o ramo imobiliário, por exemplo. Entretanto, essas quedas foram sentidas, principalmente, na cesta básica brasileira, que teve seu valor aumentado consideravelmente. 

De que forma a Taxa Selic influencia na compra de imóvel?
Diante da redução da Taxa Selic 2021, ocorreu um grande respiro no mercado imobiliário. Já que com a diminuição da taxa de juros, as construtoras podem passar a criar novos imóveis e empreendimentos e as instituições financeiras podem negociar e facilitar o crédito imobiliário para seus clientes.

Ou seja, com a taxa básica de juros em baixa, o valor cobrado em financiamentos e consórcios tem uma grande queda, o que faz com que os cidadãos tenham maior poder de investimento nesses negócios. 

Por que realizar a compra de imóvel agora?
Desde o início de 2020, a queda da Taxa Selic foi acontecendo, chegando ao número que conquistamos hoje. A partir de agora, não é possível determinar com clareza o que irá acontecer com a Selic, entretanto, alguns economistas começam a afirmar que sua baixa não poderá ser mantida por tanto tempo.

Isto se deve ao baixo poder de compra do cidadão médio diante de contas e compras básicas, como as cobranças de energia, água ou supermercado. Sendo assim, o momento para a compra de imóvel é agora!

Considerando a queda da taxa, é mais provável que haja um aumento do que uma maior diminuição, portanto, é importante que quem deseje realizar seu investimento imobiliário com boas condições de mercado, o faça o quanto antes.

Onde é o melhor lugar para investir?
Diante da oportunidade, o conselho dos economistas e experts em mercado imobiliário é que o momento seja aproveitado. Sendo assim, locais de alta valorização devem ser priorizados, como é o caso do Rio de Janeiro, em especial a Zona Sul.

Essa região possui imóveis de alto padrão, com valorização crescente ano após ano. A justificativa está no mercado turístico, que aquece a região já há muitas décadas. Os bairros de maior destaque são Gávea, Botafogo, Leblon e Jardim Botânico, que vem recebendo investimentos imobiliários de grande força em 2021.


Para saber mais informações sobre compra de imóveis na área mais valorizada do Rio de Janeiro, entre em contato agora mesmo com a Apartamentos Rio!
 

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos lançamentos, feirões e muito mais!
Ao enviar, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Mensagem enviada, em breve entraremos em contato.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa