• Brasil
  • Ingles
  • Alemanha
  • França

Porque a Zona Sul é a melhor área do Rio para investir em imóveis

A Zona Sul é a maior referência do segmento imobiliário devido a sua liquidez. Por ser uma zona turística, empresarial e residencial, todo esse desempenho torna-se inevitável

06/03/2022min de leitura

O mercado imobiliário no Rio de Janeiro bateu recordes dos últimos 10 anos recentemente. Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, a Abecip, em 2021 foram liberados R$ 195 bilhões em crédito imobiliário, 57% a mais que o recorde de 2020.

De acordo com o Sindicato da Habitação (Secovi Rio), foi o melhor ano para venda de imóveis desde 2014. Nesse cenário otimista, a zona sul é o destaque.

Um levantamento do Secovi Rio mostrou que a zona sul teve mais de 4.000 unidades negociadas entre janeiro e junho do ano passado. A alta de 87,5% comparado à 2020 e os outros números mostram que a pandemia não só performou e setor imobiliário, como parece ser esse um setor anticrise.

A Zona Sul é a maior referência do segmento imobiliário devido a sua liquidez. Por ser uma zona turística, empresarial e residencial, todo esse desempenho torna-se inevitável. Isso colabora para que os investidores retirem seus investimentos de aplicações que não estão rendendo e apliquem no mercado imobiliário para proteção do patrimônio. A alocação de recursos no mercado imobiliário para aumentar a rentabilidade é uma ótima solução o em tempos de instabilidade econômica.

ENTENDA A RELAÇÃO ENTRE OFERTA E DEMANDA DE IMÓVEIS NA ZONA SUL DO RIO

A relação de escassez entre oferta e demanda dos imóveis para investimento na zona sul torna-se um outro fator favorável para investimento. Em meados da década de 50, uma lei proibiu a construção de imóveis compactos na zona sul da cidade. Após quase 70 anos de uma legislação defasada, em 2018 foi aprovado o projeto de lei complementar que modifica o tamanho mínimo para construção de imóveis no Rio de Janeiro.

Entender a relação de oferta e demanda de imóveis na zona sul do Rio de Janeiro é entender porque se trata da área mais cobiçada para investimento imobiliário. Há décadas atrás, a área mínima permitida para construção imobiliária na cidade era de 60m², o que limitava o aproveitamento de espaços potenciais que por si só já eram escassos. Com a aprovação do projeto de lei que modificou o tamanho mínimo do imóvel para 25m² de área útil, as construtoras puderam começar a monetizar espaços menores a partir de 2019. Apesar de ser uma lei recente e o aproveitamento de áreas menores ocorrer há apenas 3 anos, esses são investimentos potenciais já escassos. As construtoras correram contra o tempo para construir imóveis nas poucas áreas que ainda era possível utilizar e os investidores têm poucas unidades para adquirir. Conheça os empreendimentos imobiliários de 25 à 60m² na zona sul da cidade 

Ainda não se convenceu? Quer mais informações? Temos a seguir:

OS EFEITOS DA PANDEMIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Durante o isolamento social causado pela pandemia, foi realizada uma pesquisa pelo DataZAP intitulada “A influência do coronavírus no mercado imobiliário brasileiro”. O relatório levantou os seguintes dados:

  • A busca por imóveis aumentou 21% desde o início da pandemia no país;
  • Sete em cada dez entrevistados consideram importante morar em um imóvel com ambientes mais divididos;
  • 60% das pessoas querem viver em espaços com vista livre, varanda e que estejam próximos a comércios e serviços;
  • 52% quer mais dormitórios;
  • 44% buscará mais perto do local de trabalho.

O levantamento apresenta a percepção de profissionais do mercado imobiliário e consumidores sobre o impacto que o coronavírus tem causado no segmento. O material completo você encontra no blog do Grupo Zap.

OS BAIRROS DA ZONA SUL MAIS PROCURADOS PARA INVESTIR EM IMÓVEIS

Em novembro foram vendidos 799 imóveis. Os que tiveram crescimento mais expressivo foram Flamengo (156%); Gávea (147%); Urca (143%); Santa Teresa (115%); Leme (110%); São Conrado (108%); Catete (90%); Glória (84%); Lagoa (74%); Botafogo (71%); Jardim Botânico (66%); Humaitá (65%); Laranjeiras (61%); Ipanema (52%); Copacabana (49%) e Leblon (30%).

Nesse crescimento astronômico é impossível o Flamengo não ser notado. O crescimento de 156% é por causa de um clima peculiar no bairro. A combinação perfeita entre ruas arborizadas, comércio, transporte, lazer e restaurantes faz do Flamengo um bairro irresistível.

INSIGHT FLAMENGO

Quanto a investimento no Flamengo com o Apartamentos Rio, convidamos você a conhecer o Insight. Maravilhoso para morar e excelente para investir, Insight possui área útil de 37 á 72 m². Localizado na rua principal Praia do Flamengo, o condomínio de apartamentos, stúdios e coberturas em frente ao Aterro do Flamengo e tem vista para o Pão de Açúcar! Os valores das unidades são a partir de R$ 509.000. Para investir em um empreendimento cercado de paisagens impressionantes clique aqui

LAMBORGHINI GAFISA FASHION MALL SÃO CONRADO

Já em São Conrado, a Gafisa adquiriu o Fashion Mall e tem revitalizado o shopping. O Lamborghini Gafisa Fashion Mall é um empreendimento surpreendente e inédito. Segundo a própria construtora, a construção é um projeto exclusivo, além de tudo o que o que já foi criado e desenvolvido. São 165 apartamentos sendo 120 apartamentos com 1 e 2 dormitórios medindo de 56m² a 90m². Saiba mais sobre essa construção extraordinária. 

Em Ipanema o Apartamentos Rio comercializa dois lançamentos, o Art Ipanema Residencial e o Residencial Praia Ipanema.

RESIDENCIAL PRAIA IPANEMA

Residencial Praia Ipanema possui área útil de 60m² a 306 m² com 2, 3 e 4 quartos. Localizado na Avenida Vieira Souto nº 706, é o tradicional Hotel Praia de Ipanema, presente na cidade há mais de 70 anos, que foi adquirido e está sendo revitalizado pela Incorporadora Bait. O Residencial Praia Ipanema já está entre os apartamentos de luxo mais desejados do Rio de Janeiro. Em um terreno com cerca de 5.500 m², o Residencial Hotel Praia Ipanema tem 17 andares com cerca de 302 m² cada. Sua localização privilegiada potencializa os diferenciais do empreendimento, que conta com infraestrutura de lazer, segurança e serviços completos como faxina, lavanderia, concierge e beach club. Clique aqui para conhecer melhor seu próximo investimento 

ART IPANEMA RESIDENCIAL

O Art Ipanema Residencial é muito mais que um lançamento imobiliário na zona sul do Rio de Janeiro. É um empreendimento que ressignificou o conceito de exclusividade nos imóveis de alto padrão na zona Sul do Rio de Janeiro.

Surpreendente nos quesitos planta, localização e qualidade de vida, Art Ipanema Residencial traz uma proposta rara no mercado imobiliário carioca, em especial, para o investidor que busca um empreendimento com alto potencial de rentabilidade. Para você, o que é o conceito de exclusividade? Serão apenas 9 unidades! Trata-se de 1 apartamento stúdio garden no térreo, 6 stúdios no 2º e 3º andar e 2 coberturas duplex em plantas de 43 m² a 125m². EXCLUSIVO. A localização privilegiada com vista para Lagoa e paisagens exuberantes é uma oportunidade de lucro para poucos no mercado imobiliário. Saiba mais

Já na cidade como um todo, as vendas de imóveis residenciais cresceram 49% no acumulado do ano, superando 36,9 mil unidades vendidas, somando aproximadamente 27 bilhões de reais.

Ainda na procura pelo imóvel ideal na área nobre do Rio de Janeiro? Já decidiu o que não pode faltar no seu imóvel? Conheça os melhores lançamentos. Nós do Apartamentos Rio vamos ajudá-lo a escolher o melhor imóvel de acordo com as suas necessidades.

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos lançamentos, feirões e muito mais!
Ao enviar, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Mensagem enviada, em breve entraremos em contato.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa