• Brasil
  • Ingles
  • Alemanha
  • França

Investir em imóveis para alugar é um bom negócio?

09/03/2021min de leitura

No ano de 2020, passamos por diversas surpresas que influenciaram diretamente no direcionamento dos negócios para 2021. Sem dúvidas, uma mudança significativa ocorreu a partir da queda da Taxa Selic, que, atualmente, se encontra na casa dos 2%.

Esse valor, apesar de representar o aumento da inflação, também significa uma queda nos juros básicos, o que torna 2021 como um ótimo momento para garantir seu imóvel. Dessa forma, será que realizar a compra de um empreendimento imobiliário para alugar é uma boa alternativa?

Muitas pessoas fogem desse tipo de negócio pelo “excesso de dor de cabeça”, porém, novas alternativas e propostas de startups tem modificado completamente o modelo. 

Se você deseja saber se investir em imóveis para alugar é um bom negócio e esse deve ser seu próximo empreendimento, confira nosso artigo!

Investir em imóveis para alugar é um bom negócio em 2021?

No último ano, apesar dos altos e baixos que envolveram, não apenas as finanças, mas a sociedade em geral, uma grata surpresa foram os investimentos imobiliários. Eles, apesar de tudo, se mostraram um ótimo empreendimento a curto e longo prazo.

Portanto, se você deseja saber se investir em imóvel para alugar é um bom negócio, confira abaixo quais são os principais benefícios desse negócio atualmente:

Queda da Taxa Selic em 2021
Desde o ano passado, após diversas reuniões da COPOM, a Taxa Selic tem apresentado quedas constantes. Atualmente, a taxa está fixada em 2%, que é um valor excelente para quem deseja investir em imóveis para alugar. 

Para entender melhor qual a relação da Taxa Selic e a aquisição de imóveis, nós preparamos um artigo detalhado sobre o assunto: Taxa Selic 2021: o que ela influencia na hora da compra de imóveis?

A Taxa Selic é a responsável por ditar como as demais taxas das instituições financeiras do país serão cobradas. Portanto, ela é o que baseia o valor dos juros sobre empréstimos e aplicações no geral, inclusive, os investimentos imobiliários. 

Durante as reuniões do Comitê de Política Monetária (COPOM), fica decidido se é necessário que haja aumento da taxa a fim de controlar a inflação ou se é necessária a sua queda, de forma a estimular o consumo por parte da população. 

Após um período de queda significativa pelo período de 1 ano, diversos economistas apontam este, como um dos melhores momentos para investir em imóvel para alugar. Afinal, após queda tão acentuada, como esta que estamos presenciando, a próxima tendência será de alta como forma de controlar a inflação.

Valorização do mercado
Após tantos meses dentro de casa, as pessoas passaram a ter novas prioridades em relação a seus lares. Por essa razão, muitos buscaram realizar reformas ou se mudar no período de pandemia.

Dentre as características mais procuradas nos imóveis, estão as casas e apartamentos com espaços úteis e com mais espaços abertos. Além de áreas com mais verde, maiores janelas e mais iluminação natural. Por essa razão, saber investir corretamente pode ser a chave para quem quer ter lucro nas novas locações de imóvel.

Outro ponto sempre importante é a localização. Portanto, investir nos locais corretos, que apresentarão bons lucros agora ou no futuro é extremamente importante para sua compra. Sendo assim, existem locais que, atualmente, já apresentam uma boa valorização, como é o caso da Zona Sul do Rio de Janeiro.

A Zona Sul é uma das áreas mais valorizadas e buscadas como moradia fixa, temporária ou para visitação há mais de 40 anos. Dessa forma, investir em imóvel para alugar nessa região, tem sido e continuará sendo um ótimo empreendimento.

Popularização de plataformas de locação fixa e temporária
Há alguns anos, algumas plataformas de locação fixa e temporária tem crescido vertiginosamente não apenas no Brasil, mas no mundo. Nomes como o Airbnb tem se tornado cada vez mais comum na vida dos brasileiros, que preferem utilizá-lo em vez de hotéis tradicionais.

A justificativa é um menor custo em hospedagens longas, maior privacidade e melhor acomodação para grandes grupos. Pelo aumento de acomodações com essas características, novas plataformas, como o AlugueTemporada, surgiram. 

Além delas, velhas conhecidas como a Booking e TripAdvisor também passaram a oferecer o serviço de hospedagem a partir de imóveis de pessoas físicas. Isto mostra a influência e total transformação desse tipo de mercado, que tem se tornado cada vez mais adepto de hospedagens residenciais. 

Maior adesão por imóveis compactos
Apesar de já ser uma realidade em muitos locais do mundo, o investimento em imóveis mais compactos para fins de locação tem crescido, principalmente nas grandes capitais, como o Rio de Janeiro.

Um grande ponto positivo para quem deseja comprar esse tipo de imóveis é o preço, que por ter um tamanho menor, são inferiores. Muitos investidores priorizam esse tipo de imóvel, pela possibilidade de comprar mais casas e/ou apartamentos. 

Na Zona Sul e Centro do Rio de Janeiro, existem diversas opções por extremamente atrativo, como:

Tropi - Leblon;

Verdê - Jardim Botânico;

Sereno - Copacabana; e

Paysandu 23 - Flamengo.

Todos contam com opções com menos de 100m², que conferem maior praticidade, menor custo e um visual moderno e arrojado.

Retomada do turismo
Com a vacinação em massa da população a nível mundial, o turismo retornará com suas atividades por completo em pouco tempo. Isso significa que mais pessoas entrarão no país, buscando por imóveis para permanecer por curta ou média temporada.

Além dos turistas estrangeiros, pessoas de outros estados e cidades também alimentarão o turismo nacional, com viagens domésticas. Sendo assim, ter um imóvel que possa servir como hospedagem é a garantia de lucro diante de qualquer situação.

Sem dúvidas, investir em imóvel para alugar é um bom negócio em 2021 e uma grande garantia de rendimento. Afinal, ele servirá não apenas para esse ano, mas a longo prazo, principalmente em cidades que possuem atrações diversas. Esse é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro, que, apesar da pandemia, continuam encabeçando as listas com os destinos mais populares do país.

Invista em um dos mercados que mais cresce atualmente
Como você pode perceber, investir em imóveis para alugar é um bom negócio em 2021 e um empreendimento realmente promissor. O Brasil e o mundo estão passando por mudanças significativas e muito positivas com a vacinação em massa acontecendo em diversos países.

Muito em breve, ocorrerá a retomada total do mercado turístico, o que trará novas oportunidades para quem deseja alugar imóveis de maneira temporária. Isto, aliado à realidade de mercado, que passa por uma baixa significativa da Taxa Selic, permite que os investidores tenham maior facilidade para a compra e financiamento de imóveis. 

Sem dúvidas, o ano de 2021 é um marco para investidores de empreendimentos imobiliários e esse momento deve ser aproveitado! E, se esse é seu desejo, a ApartamentosRio possui diversas opções nos bairros mais valorizados do Rio de Janeiro!

Atualmente, são diversos lançamentos e pré-lançamentos na Zona Sul, Barra e Recreio. Essas regiões apresentam procura constante em razão de seu alto padrão de vida, segurança e facilidade de acesso aos mais diversos serviços.

Sendo assim, entre em contato conosco totalmente sem compromisso e receba todas as informações necessárias para iniciar seu empreendimento imobiliário ainda no ano de 2021! 

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos lançamentos, feirões e muito mais!
Ao enviar, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Mensagem enviada, em breve entraremos em contato.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa