• Brasil
  • Ingles
  • Alemanha
  • França

Quem foi Delfim Moreira? Ataulfo de Paiva? Vieira Souto? Visconde de Pirajá?

15/04/2020min de leitura

Frequentemente passamos por elas, que compõem nossos endereços residenciais, comerciais, são pontos de encontro com os amigos... e você já tinha parado pra pensar na origem de cada nome? 

Eu particularmente não, por isso fui buscar e resolvi compartilhar com vocês, espero que gostem, tenham uma boa leitura! 

Delfim Moreira

Delfim Moreira

Presidente Interino de 11/1918 a 07/1919 e vice de... Epitácio Pessoa ;) de 07/1919 a 07/1920 teve em seu governo como ministro... Afrânio de Melo Franco ;) 

O advogado e político que deu nome a uma das Avenidas mais cobiçadas do Brasil, na Orla do Leblon, foi quem reformou a administração do território do Acre, republicou o Código civil brasileiro com várias correções ao texto original. 

No seu governo, o Brasil se fez representar na Conferência de Paz em Paris, pelo senador Epitácio Pessoa, eleito presidente em 13 de maio, em disputa com Rui Barbosa. 

Delfim Moreira sofreu durante sua presidência de uma doença que o deixava totalmente desconcentrado e desligado de suas tarefas, sendo que, na prática, quem tomava as decisões era o ministro Afrânio de Melo Franco.

 

Ataulfo de Paiva

Ataulfo de Paiva

Ataulfo Nápoles de Paiva, advogado, magistrado e orador brasileiro, foi membro da Academia Brasileira de Letras, Juiz, Desembargador, ministro do STF, presidente do Conselho Nacional do Trabalho, entre outras funções públicas. 

Também foi um dos fundadores Liga Brasileira contra a Tuberculose e membro do instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, além do Conselho Nacional do Serviço Social e da Academia Fluminense de Letras.

Em 1920 foi feito Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, em 1921 foi elevado a Grande-Oficial da mesma Ordem de Portugal e em 1935 foi elevado a Grã-Cruz da mesma Ordem de Portugal.

Homenagem mais do que merecida hoje ele dá nome a uma das principais ruas do bairro do Leblon, a Av. Ataulfo de Paiva. 

 

Vieira Souto

Vieira Souto

Luiz Rafael Vieira Souto, foi engenheiro e líder industrialista fluminense. Diretor da comissão para a construção do porto do Rio de Janeiro e diretor-geral da prefeitura da cidade.

Professor-substituto de economia política da Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Foi presidente do Jockey Club do Rio de Janeiro.

Fundador do Clube de Engenharia, membro da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro e da Sociedade Nacional de Agricultura. Redator da Revista Brasileira de Engenharia.

Vieira Souto deixou uma vasta literatura técnica que retrata parte da realidade técnica e política brasileira e hoje dá nome a famosa Av Vieira Souto, na orla de Ipanema.

 

Visconde de Pirajá

Visconde de Pirajá

Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, primeiro barão e único visconde com grandeza de Pirajá ;) 

Foi um nobre, senhor de engenho da Bahia e um dos principais heróis da guerra de Independência do Brasil. Irmão do visconde da Torre de Garcia d’Ávila ;) e do Barão de Jaguaripe ;) 

Senhor de engenho muito politizado na Bahia, Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, o coronel Santinho, foi o primeiro a se rebelar militarmente contra a ditadura do português Madeira de Melo.

A tática do coronel Santinho de bloquear Pirajá e a estrada das Boiadas com os dois batalhões da Torre e, assim, o acesso a Salvador, foi muito bem-sucedida, pois, estando a cidade em uma península, com Pirajá sendo sua única ligação viável ao resto do continente, a partir de então as tropas portuguesas de Madeira de Melo passaram a sofrer com a fome.

Apesar da declaração da Independência do Brasil em 7 de Setembro por Príncipe-regente Dom Pedro, no entanto, a intenção de Portugal era separar do Brasil sua mais rica província. Foi graças às forças dos senhores de engenho doRecôncavo Baiano que isto não aconteceu. 

Devido a suas imensas demonstrações de patriotismo e de entrega pessoal durante as lutas de Independência em relação ao reino de Portugal, para formar o recém proclamado Império do Brasil, recebeu o título nobiliárquico de barão de Pirajá e de visconde de Pirajá, e tornou-se amigo do Imperador Dom Pedro I.

Depois de tanta luta pela nossa independência, nada mais justo que nomear uma das principais ruas do bairro de Ipanema.

 

Veja abaixo as fotos dos homenageados com suas respectivas ruas.

Lembrou de alguém que iria gostar desse conteúdo? Compartilha com ela! :D

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos lançamentos, feirões e muito mais!
Ao enviar, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Mensagem enviada, em breve entraremos em contato.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa