• Brasil
  • Ingles
  • Alemanha
  • França

Coronavirus e o Mercado Imobiliário

25/04/2020min de leitura

Boa noite pessoal, a principio este seria apenas mais um artigo relacionado a algo passageiro que impactaria alguma coisa na economia e na população, em decorrência dos fatos e das proporções decidi transforma-lo meio que numa mistura de artigo com diário, um lugar em constante mudança, acréscimo de informações ligadas em como o coronavírus vem impactando o mercado imobiliário como um todo… Experiência dos consumidores, dia dia das imobiliárias e construtoras e fatos decorrentes dessa louca pandemia. Vou marcando com as datas para que possam acompanhar melhor. 

10/03/2020 

Mundo em caos… Coronavírus se alastrando mundo a fora, impacto direto na indústria, no petróleo, turismo, exportações… caos nas bolsas de todo mundo, disparada do Dólar… 

 E no mercado imobiliário? O que mudou? 

 Analisando todo cenário de caos econômico, vemos algumas medidas dos governos para ajudar a economia, uma delas é o corte da taxa de juros em vários países como Estados Unidos e Brasil. 

 O governo já sinaliza mais uma queda na taxa Selic para a próxima semana o que deve levar a taxa abaixo dos 4 pontos percentuais.

 Atrelada a queda da taxa Selic todo investimento que é vinculado a juros e inflação cai (Tesouro direto, Renda fixa, Poupança...)

 Ao mesmo tempo sempre que vem a queda da Selic os Bancos são praticamente pressionados a baixar as taxas de juros, principalmente dos financiamentos habitacionais. 

 Enquanto isso, falando rapidamente sobre o cenário atual do mercado imobiliário, o momento não poderia ser melhor, queda de juros e novas modalidades de financiamento impulsionam o setor dando confiança mútua para clientes e construtoras. 

 A confiança das construtoras traz novos lançamentos, aumentando assim o leque de novas oportunidades e consequentemente a concorrência no setor, o que traz empreendimentos cada vez mais elaborados para clientes cada vez mais exigentes e com preços de mercado ainda em baixa. 

 A confiança do cliente atrelada a um bom leque de oportunidades faz ele entender que essa realmente é a hora de comprar. Os preços ainda estão na baixa, mas todos os pontos já apontam para um aquecimento do mercado. As mídias identificam tal cenário, propagam tais informações, e o cliente reforça sua decisão de compra. 

 Dentre as principais oportunidades de lançamentos no Rio de Janeiro hoje a Zona Sul lidera a lista em disparada, a escassez de terrenos e o vácuo de muitos anos sem lançar traz para a Zona Sul do Rio de Janeiro, a região mais nobre da cidade, um cenário de muitos imóveis antigos, com necessidade de reformas, sem infra nenhuma de lazer, tecnologia e segurança, muita das vezes sem nem varanda, elevador e vaga.  Portanto Imóveis novos com total infra e bem localizado nesta região são a bola da vez.

 Um sub nicho que vem muito forte por aí é a venda de apartamentos de 1 quarto e studios na zona sul do Rio de Janeiro.

 Por conta de uma lei aprovada a pouquíssimo tempo hoje já é permitido construir apartamentos compactos e sem a necessidade de vaga na Zona Sul desde que ele esteja dentro de um raio próximo de alguma estação de metrô. Desde que a lei foi aprovada, algumas construtoras já se movimentaram para aprovar projetos do tipo e a viabilidade de tempo de aprovação aliado ao momento favorável de investimento neste mercado vai trazer para 2020 os primeiros lançamentos deste perfil, e neste mundo de investimentos imobiliários o que vemos é que realmente quem chega primeiro bebe a água mais limpa.

 Alguns pontos tornam os apartamentos compactos na zona sul do rio excelente para o investidor.

 ·         Valor de investimento relativamente baixo para a região.  

·         Baixo custo fixo de condomínio e IPTU (o que aumenta sua rentabilidade)

·         Ideal para aluguéis de curta temporada

(o que também aumenta sua rentabilidade)

·         Liquidez extrema (região turística que recebe milhões de pessoas todos os anos e qual turista não prefere ficar em um imóvel novo, bem localizado, com infra e serviços não é mesmo?)  

 Caso você se interesse nesse perfil de investimento eu indico o Tropi no Leblon da construtora Mozak e o Pura em Ipanema da construtora Valente.

Resumindo, enquanto temos hoje um caos nas bolsas mundo a fora, dólar em disparada, baixíssima rentabilidade nas rendas fixas, tesouro direto e poupança… temos um mercado imobiliário muito favorável com juros nunca antes praticados, construtoras ávidas por lançar bons empreendimentos e preços ainda na baixa, o que está cada vez mais trazendo os investidores de volta para a compra de imóveis. 

18/03/2020

 A coisa acelerou muito mais rápido do que a maioria previa! Construtoras e Imobiliárias tomando a decisão de fechar suas sedes e seus stands ao meu ver forma muito assertiva, porém nunca esperada. Profissionais autônomos em casa com suas famílias pensando o mesmo que a maioria da população… e agora!? 

Ao meu ver, até mesmo para continuarmos trabalhando a mente, temos ao máximo que ficar em casa sim, porém continuar trabalhando. Analisando a quarentena geral da maioria da população da nossa cidade notei o óbvio… pessoas em casa passam mais tempo na internet. No Instagram, compartilhando calamidades, memes e também buscando imóveis. A experiência do consumidor em relação ao mercado imobiliário não parou, tornou-se apenas “mais virtual”. 

Observado isso fui mais a fundo analisar os dados e realmente notei um aumento no tráfego do site, mais engajamento nas redes sociais e clientes mais receptivos aos corretores através do WhatsApp. 

Bem, já que estamos de quarentena e ávidos por consumir assuntos de interesse próprio na internet, porque não melhorar meu conteúdo? 

Pensando nisso estamos lançando uma linha de vídeos chamada “visite sem sair de casa” com vídeos explicativos onde simulamos uma visita do cliente ao empreendimento para que ele possa dar continuidade na busca do seu imóvel já que nesse momento tempo não lhe falta, porém sair de casa seria imprudente. 

Caso tenha interesse e queira assistir em primeira mão, deixei o vídeo do Tropí aqui para que possam conhecer. Caso você curta se inscreva em nosso canal pra ficar por dentro pois virão muitos vídeos bacanas ao longo das próximas semanas.  

 

Que Deus esteja conosco, até a próxima!

 

30/03/2020 

A semana começa um pouco melhor, a curva de ascensão do corona é mais branda do que as autoridades imaginavam (graças a Deus!). 

Em meio a discussões políticas para sair ou ficar em casa, parece que o trauma inicial do brasileiro passou e começamos a nos acostumar com a quarentena, a ficha caiu de que, na medida do possível, as coisas precisam continuar a andar. 

Trump anuncia que, do contrário como previu, o povo americano ficará recluso no mínimo até 30/04, 16 dias a mais de adiamento em relação ao prazo anteriormente estipulado pelo próprio. Por conta disso mais uma vez a bolsa despenca.

No mercado imobiliário as coisas dão leve sinal de melhora, construtores e imobiliárias já começam a lançar cada vez mais novas medidas para driblar as dificuldades, se reinventando cada vez mais no mundo digital. Vídeo conferências, assinaturas digitais, lançamentos 100% online, lives nas redes sociais e muito conteúdo para alimentar os clientes que em sua maioria ainda se mostram um tanto quanto "cabreiros" em relação a qualquer possível investimento. 

Sorrateiramente pintam os primeiros investidores antenados nas oportunidades que surgem comumente em todas as crises, interessados em fazer propostas para consequentemente viabilizar bons negócios em meio ao caos, pegando as construtoras de coração aberto, prontas para ouvir uma proposta indecorosa e quem sabe, ser sim um pouco mais flexível que antes. 

Mar calmo nunca fez bom marinheiro e quem chega primeiro bebe a água mais limpa, eles sabem disso e estão chegando. 

 

25/04/2020

 Boa noite pessoal, quase um mês da última atualização, mas parece que já se passaram alguns meses. 

Nesse meio tempo muita coisa aconteceu, vejo que a maioria foi positiva, infelizmente nem todas...

  • Caixa Econômica anuncia 6 meses de carência para início das prestações facilitando muito para quem quer comprar um imóvel financiado.
  • Mandetta e Moro saem do governo 
  • Construtoras estão cada vez mais familiarizadas com os processos digitais, a forma como divulgam seus apartamentos a venda, reuniões por vídeo conferência e processos de assinatura digital resolvem o problema, principalmente para quem busca lançamentos imobiliários, comprar imóveis na planta.
  • Clientes retomam as buscas por imóveis a venda, as pesquisas para apartamentos a venda no jardim oceânico e na zona sul do rio de janeiro volta a subir.
  • Vendas voltam a acontecer, clientes já começam a entender que essa é uma boa hora para comprar seu apartamento, mais tempo para pesquisar imóveis a venda, construtoras super flexíveis quanto as propostas viabilizam negociações que anteriormente não passaria de forma alguma pelo crivo comercial das construtoras.

De uma forma resumida vejo que nesse meio tempo o brasileiro já "se acostumou" a viver em quarentena e tenta hoje ao máximo adaptar sua vida pré covid as limitações que a pandemia trouxe, o plano para maioria é seguir a vida do jeito que dá, pois show deve continuar. 

 

30/03/2020

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos lançamentos, feirões e muito mais!
Ao enviar, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Mensagem enviada, em breve entraremos em contato.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa